quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os Danos Que o Som Pode Causar

Escute esta: A ciência está vencendo a batalha contra a surdez. Mas por que as pessoas, cada vez mais jovens, não param de perder a audição?

Cuidado quando você coloca para tocar aquela música que adora cantar e curtir no último volume do aparelho eletrônico. Os aparelhos de mp3 (entre outros) podem causar sérios danos auditivos, principalmente se em volume elevado.
Quando se imagina o centro de uma metrópole na hora do rush, as imagens que vêm à cabeça são engarrafamento e confusão no trânsito. Somados a isso, muito barulho, tanto de buzinas quanto de alto-falantes ligados no volume máximo. A cena até pode lembrar filmes hollywoodianos, mas é comum em grandes metrópoles. Sons em um volume muito alto, aos quais as pessoas que moram em cidades já estão acostumadas, são considerados poluição sonora e podem acarretar várias doenças como stress, insônia e dor de cabeça, além de deficiência auditiva. Construções civis, usinas, propagandas de carro ou de rua são situações normais nas quais o volume pode estar mais elevado do que seria adequado.

Entretanto, o maior vilão de todos é o uso de mp3 player. Quando o discman estava na moda, o equipamento de som não era tão desenvolvido, e os fones de ouvido eram bem maiores. Agora com a evolução da tecnologia, houve uma melhora do áudio e os fones ficaram muito menores, direcionando toda a sua potência para o ouvido da pessoa.
A exposição ao ruído intenso leva à lesão permanente e irreversível, e que depois de existente, não pode ser resolvida. Essa lesão pode piorar com o tempo e só fica estável quando o ruído consumido pela pessoa é controlado.
Nos casos em que há um contato contínuo com o ruído, não tem como prever quando a lesão ocorrerá. É o caso do uso de um mp3 durante muito tempo e com o volume alto. Geralmente as pessoas percebem que estão com problemas auditivos quando a perda já é bastante significante.
Quando escutamos uma música alta, liberamos adrenalina, então sempre procuramos ouvir tudo em um volume bem mais alto.



O Caminho do Som
A população está acostumada aos ruídos e por isso ainda não tem consciência dos danos que podem ser causados. Isso é um problema que preocupa muito, porque desenvolvemos o hábito de ouvir o som no volume mais alto, durante todo o tempo. Dessa forma, no futuro, nossa geração poderá estar surda.

A Melhor Solução Ainda é Prevenir!

Parece clichê, mas a opção mais eficaz para evitar a perda auditiva é se prevenir. É muito importante a mudança de hábitos da população, que atualmente deixa tudo num volume além do indicado. Tocadores de mp3, som dos automóveis, propagandas feitas em alto-falantes e festas onde a música tocada é extremamente alta são exemplos dessas situações. A primeira atitude é adquirir o conhecimento dos danos que o barulho pode causar, pois quando a pessoa respeita o volume adequado à ser utilizado, não só melhora seu bem-estar como o de todos ao seu redor, que não precisarão compartilhar dessa poluição sonora.

Fontes:
Os Danos que o Som pode Causar. Disponível em:
http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/2196
Os Prejuízos do Som Alto. Disponível em:
http://saude.abril.com.br/edicoes/0282/medicina/conteudo_345089.shtml
O Caminho do Som. Disponível em:
http://saude.abril.com.br/edicoes/0282/medicina/conteudo_345086.shtml

Um comentário:

  1. Meninas parabéns pelo blog, gostei da ideia de vocês... essa postagem sobre os danos que o som pode causar é muito boa, eu sempre escuto música com fone de ouvido no máximo... vou começar a evitar...

    Grande beijo e parabéns novamente

    ResponderExcluir