terça-feira, 19 de outubro de 2010

Meio Ambiente: Como classificar e separar o lixo para ser reciclado

People,

essa é uma informação útil, atual e extremamente necessária para quem deseja ter qualidade de vida e colaborar com o meio ambiente.

Muito se fala sobre o essencial processo de reciclagem de lixo. Então, para início de conversa, reciclar o lixo é o mesmo que reaproveitar o material já usado para produzir um novo.

Como classificar e separar o lixo diário para a coleta e posterior reciclagem:

LIXO SECO (RECICLÁVEL)
Plásticos:
Garrafas, frascos, potes, tampas, brinquedos, peças, sacos, sacolas, etc
Papéis:
jornais, revistas, papéis de computador, embalagens de papelão, catálogos, envelopes, cadernos e folhetos comerciais.
Vidros:
frascos, garrafas, copos de conserva e cacos de vidro.
Metais:
Latas de aço e alumínio, panelas, tampas de garrafa, pregos, embalagens de alumínio, enlatados, objetos de cobre, chumbo, bronze, ferro, zinco, ferragens, fogão, cadeiras de praia, arames e chapas.


LIXO MOLHADO (NÃO RECICLÁVEL)
Materiais orgânicos:
cascas de frutas e verduras, folhas secas, cascas de ovos, restos de alimentos, etc.
Rejeitos:
Papel higiênico, lenço de papel, curativos, fraldas descartáveis, absorventes higiênicos, guardanapos usados, cerâmicas, pratos, vidros temperados, espelhos, cristais, lâmpadas fluorescentes, trapos de roupas, couros, sapatos, papel carbono, fotos, etiquetas adesivas, copos descartáveis de papel, pontas de cigarro, cinzas, isopor, espumas, embalagens em aerosol, papéis sujos, papéis plásticos metalizados ou perolizado.

Como reciclar???

Simples. Tenha duas lixeiras na sua casa: uma para o lixo seco (material reciclável) e outra para o lixo molhado (não reciclável, como os restos de comida).
Se possível, mantenha o lixo reciclável sempre limpo e seco, diminuindo o volume no caso de latas, papelão e papéis. Ou seja, vale amassar, dobrar.

Consciência em relação ao meio ambiente é legal e eu apóio!

Beijos da Sa ;)

3 comentários:

  1. Acho que deviam informar melhor as pessoas sobre reciclagem e também ter caminhões de coleta para lixo reciclável ou ter vários pontos de coleta na cidade.

    Eu separo o que dá para reciclar, e toda semana levo até o Pão de Açúcar perto de casa pois lá eles fazem este tipo de coleta. Acho q muita gente nem separa o lixo pois tem preguiça ou por falta de informação mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, falta informação e programas por parte do Governo para educar, incentivar e permitir que a reciclagem se torne parte do cotidiano do povo brasileiro.
    Parabéns para quem separa e recicla o seu lixo!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Mais acho que essa conscientização das pessoas vai mudar aos poucos, assim qnd houver algo estrondoso!
    O vestidinho q vc gostou não é do brasil msm :( é de fora..
    :**

    ResponderExcluir